A iniciativa “Singular do Plural”, promovida em 2016 pela EAPN Portugal, e da autoria de Maria José Vicente (textos) e Sérgio Aires (fotografia), insere-se na campanha nacional “A discriminação é falta de educação”.

 

20 pessoas. 20 ciganos e ciganas. 20 profissões. Porquê? Para desmistificar um plural - “os ciganos” -, supostamente representativo de uma entidade colectiva apenas imaginária, e quase sempre negativa, que procura classificar o todo ignorando as partes. E, maioritariamente, responsável pela manutenção de estereótipos negativos que alimentam a discriminação social e as suas maléficas consequências.

 


 

Nesta publicação, editada em dezembro de 2012, a EAPN Portugal procurou recolher um conjunto de testemunhos, e  percursos de vida de pessoas que, nas mais diversas áreas, e nos diversos âmbitos, quer nacional, quer local, contribuem para a sociedade portuguesa, para o bem-estar das pessoas com quem interagem sendo um exemplo de que a idade não tem limites, mas que pode ser alvo de limitações impostas pela própria sociedade. Para saber mais, clique aqui.